quarta-feira, 31 de julho de 2013

Truques para aumentar visualmente um espaço com iluminação artificial

A falta de espaço é um dos problemas principais que encontramos na altura de iniciar um projeto decorativo nas nossas casas. De resto se chegaste até este artigo é porque estás enfrentando este problema e procuras ideias e truques para conseguir que o teu quarto pareça maior do que é.
Infelizmente não tenho uma varinha mágico que apenas com um movimento nos possa ar 10 metros quadrados a mais por quarto (o que todos pagariam por isso, não é?), mas me informei sobre conselhos para aumentar a sensação de amplitude de um espaço utilizando apenas a iluminação artificial.
E é que um dos truques principal para aumentar um quarto é que sejamos capazes e aumentar a amplitude visual desse. Com isso não conseguiremos meter mais elementos no espaço (já que os metros são os que são), mas conseguiremos o mais importante: que os elementos que compõem a nossa decoração brilhem com estilo, algo que conseguiremos graças aos efeitos de luz artificial.
A iluminação de um espaço é um fator essencial para potenciar (ou por deficiência para estragar) um interior. Uma correta iluminação é um complemento perfeito para melhorar uma decoração, enquanto que uma iluminação deficiente pode estragar a beleza de uns móveis e de uns acessórios perfeitamente escolhidos.
E uma vez que falámos dos efeitos da iluminação na decoração das casas, passemos já a ver os truques que nos ajudarão a melhorar a sensação de amplitude de um espaço utilizando a luz.
A intensidade da luz escolhida é um aspeto essencial, porque pouca luz fará parecer que o espaço é ainda mais pequeno, e o mesmo acontece se utilizarmos demasiada luz. Um truque para saber a luz que precisas é sentir que o espaço está bem iluminado, mas com uma luz que não chega a sufocar. E é que quando uma iluminação é excessiva nos sentimos sufocados e sentimos fadiga visual.
tipo de candeeiros que utilizes também deves ter em conta. Deves evitar os candeeiros de pé porque o que queremos é ganhar espaço. Estes podem ser mudados com apliques de parede, que farão a mesmo função sem ocupar espaço útil.

Se no espaço que queres “ganhar amplitude” há estantes ou móveis com vitrinas de vidro, ilumina a zona interna dos móveis. Colocando pontos de luz internos nestes elementos evitamos os efeitos de sombras que se produzem no seu interior e desta forma o espaço aumenta visualmente.
Outro truque é enfocar uma luz até aos espelhos do espaço. Sempre dissemos que os espelhos são perfeitos para aumentar a iluminação de uma zona, porque refletem toda a luz que recebem. Se no espaço onde estás a trabalhar gostares de colocar um espelho para te ajudar com os seus benefícios, coloca um foco que aponte para ele para que a sua luz seja refletida.

Esperamos que com estas dicas consigas agora ampliar um pouco o espaço da tua casa com as maravilhas da luz artificial, ou corrigir alguns erros na tua decoração atual.
(Fonte: I-Decoração)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cozinhas Coloridas


 Já pensou em deixar a sua cozinha com um ar retrô? Vintage? Ou simplesmente bem colorido, por que você adora cores?

Então, essas imagens que selecionamos servem bem para ilustrar e dar inspiração para aqueles que querem se aventurar no mundo colorido. E também , para os arquitetos que estejam realizando algum projeto com essa temática!

A dica é não exagerar demais, escolher uma paleta de cores harmoniosa e aplicar os tons coloridos de pastilhas, mosaicos, etc, combinados com móveis ou outros revestimentos mais neutros.

Fica incrível!







(Fonte: Blog da Arquiteta)

terça-feira, 23 de julho de 2013

Inspiração do dia


Minha paixão por sótãos tem a ver com algo do passado, lembranças das antigas construções que permaneceram no meu imaginário, carregadas de significados: uma pitada de mistério, época em que morar em casa era mais comum, refúgio secreto e muitos outros. Quando é transformado em quarto com todo esse capricho que mistura a delicadeza do branco com o floral e revestimentos rústicos passa a ser uma atração vital!

(Fonte: Um Brinco)

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Terraços e varandas: cantinhos do coração no seu lar

Você sabe qual a diferença entre varanda e terraço?


A varanda é a parte de uma casa que serve de transição entre os espaços internos e externos (jardim ou quintal). Terraço tem a mesma função da varanda, mas fica em andares superiores ao térreo.


É uma área de lazer onde se pode colocar uma mesa e cadeiras ou pendurar uma rede. Mais do que isto, as pessoas redescobriram o prazer de ficar em casa e este ambiente adquiriu uma releitura lúdica. Inclui-se na brincadeira a jardineira de ervas aromáticas, os vasos de plantas e flores e os acessórios que fazem parte do cenário.
Pesquisas mostram que empreendimentos situados nas proximidades de áreas verdes têm melhor qualidade de vida e menores índices de violência e de poluição. Reverte em boa comunicação entre as pessoas. Auxilia na acústica também, ou seja, diminuição de barulho, som ou poluição sonora.

Tornou-se uma extensão da sala ou da cozinha, ocupando uma área substancial em relação à planta de arquitetura. Churrasqueiras e fornos, pias com cooktop e frigobar, área de refeições, um espaço multiuso (receber amigos, ler, meditar, relaxar, lazer, brinquedoteca, exercícios leves) fazem parte deste espaço especial.

Profissionais liberais podem optar por transformar o terraço no seu home office;  artesãos, em oficinas de criação; artistas, em ateliês, e assim por diante… Nestes casos, o bom senso pede fechamento da sacada para proteção dos móveis e objetos, diminuindo o trabalho de manutenção e limpeza e melhorando a produtividade.

Para terraços próximos uns dos outros, existem maneiras fáceis de manter a privacidade: jardineiras com plantas mais altas dificultam a visualização formando uma barreira natural e discreta. Quem curte o jardim tem uma espiritualidade elevada…

Em alguns prédios, há permissão para uso de persianas, diminuindo a incidência de raios de sol em dias de calor e ocultando o interior de olhares curiosos. Um biombo, divisória ou treliça é uma sugestão a se pensar na condução ou suporte de plantas para um jardim vertical.

Dependendo da face (norte, sul, leste ou oeste), algumas espécies vegetais se adaptam melhor. Algumas opções interessantes: bromélias, orquídeas, samambaias, heras, brilhantinas, peperômias, ripsális, marantas, dinheiro em penca, begônias, avencas, chifre de veado, aspargos, suculentas, cactáceas, russélia. Não se esqueça de atrair os passarinhos, beija-flores e borboletas!

Terraço não é área de serviço… Nada de varal de roupas dobrável, tapetes e toalhas para secar, depósito de objetos sem uso, estoque de produtos. Ah, você quer um ambiente colorido, mas não tem tempo de cuidar?

Simples: a variação de cor, forma ou textura pode vir através de plantas com uma certa coloração. É o caso da dracena marginata tricolor, do pleomele, do cróton, da nandina, da hera variegata ou do alumínio.

As suculentas e os cactáceos exigem apenas manutenção básica, a orquídea é uma planta bem rústica que requer pouquíssimos cuidados… Para quem tem crianças ou animais de estimação, tomar cuidado e pesquisar antes para ver as espécies tóxicas. O mais importante é adaptar o espaço do terraço para que o seu dia a dia seja mais feliz!!!
Bom proveito…
(Fonte: Um Brinco)

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Paredes com pé direito duplo: como decorar?

Tenho recebido muitas perguntas sobre a melhor forma de se decorar uma parede de pé-direito duplo, muito comum em lofts. A maioria delas gira em torno das “regras”. Por exemplo, “os quadros devem ficar na altura dos olhos”? Sobre regras, o que precisamos saber apenas é que, na decoração atual, a harmonia entre os elementos e o espaço é a única que deve ser seguida à risca. No mais, cada caso é um caso, cada gosto é um gosto, cada estilo é único.  Bem, aí você me pergunta: “como criar essa tal harmonia”?
Voltando ao pé direito duplo, é recomendável que a decoração o inclua na sua totalidade.

Caso contrário, o ambiente pode parecer frio ou dar a impressão de mal acabado. Você pode  fazer uma composição de quadros ou preencher o espaço com poucas obras de arte em grandes formatos. Imagina que você tem uma mega parede e que é desta forme que ela deve ser tratada ao ser preenchida.

O tamanho é importante justamente por causa da visualização. Se as obras forem pequenas será difícil enxergar os detalhes. Porém, podem ser uma opção, desde que tenham o claro objetivo de serem apreciadas no conjunto.  Nesse caso, obtém-se um efeito de serialização ou de instalação.

Como a parede é muito grande, a regra de que os quadros têm que ficar na altura dos olhos cai.
Também não há limite de altura para um grande quadro numa parede enorme. Só não deve ser colado no teto. Deve ficar um pouco abaixo.
Veja alguns exemplos:

No living acima, repare que a  parede do sofá recebeu um revestimento ou pintura bege e que os quadros foram colocados acima da pintura. Este é um bom recurso  quando não temos telas muito grandes. A pintura bege + a tela preencheram a parede, dialogando com o restante do ambiente. Já a tela colocada na divisória ficou bem centralizada porque é grande o suficiente.

Neste outro ambiente, uma ideia super original preencheu parte da parede da sala e parte do teto do mezanino, que é o mesmo para os dois ambientes . Como no exemplo, você pode intercalar fotos e pinturas emolduradas, de tamanhos diferentes, com molduras vazias. O efeito ficou bem equilibrado.

Um pouco de  assimetria, tem o seu valor:





Outra opção interessante para preencher e aproveitar o espaço são as estantes e prateleiras que ocupam a parede toda, do chão ao teto. Além de facilitar a organização, valoriza a decoração:


Até mesmo um espelho gigante pode adornar uma parede muito alta.

Solte a imaginação! Mas não se esqueça de que adornos em grandes dimensões ou uma composição de quadros numa grande extensão funcionam bem.

(Fonte: Um Brinco)

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Quitinete ou apartamento fofo de 21m²: É possível?


Bom dia, bom dia!!! Decoração de espaços pequenos, mas muito pequenos são intrigantes, né? Então, querem ver este mini apartamento que eu encontrei? Na minha opinião, ele é super inspirador!!!

Todo em branco (que também poderia ser trocado por off white), ele tem detalhes importantes para decoração de pequenos espaços. Vamos ver? Tomara que vocês curtam!!!

Mesa pequena, que também pode ser expansível; cadeiras com espaldar alto, com capa - detalhe interessante porque isso faz parecer que são mini poltronas

A pequena estante de cor contrastante é útil e decorativa. Ao receber visitas, pode-se apoiar copos, pratos, etc nela, além de ser decorativa



É óbvio que este pé direito altíssimo é outra coisa, né? Afinal, olha só onde a cama foi parar, mas.....o sofá também pode ser uma cama, concordam?


O detalhe das pastilhas escuras na cozinha deram um "up" no decor também!


A TV foi pendurada na parede e isso economizou o espaço que poderia ser usado, de repente, para um rack. Cada centímetro é valioso num apartamento pequeno como este.


Objetos decorativos, almofadas, quadros, vasos, cortina coloridinha, abajur. Sem isso, o lugar pareceria muito "mortinho", então, investir em objetos decorativos corretos é imprescindível numa quitinete também


Luminária de alto impacto, de visual extravagante e elegante, que chama a atenção. Quer coisa melhor que esta? Pensem bem: usar o espaço "aéreo" rsrs é fantástico, assim como, as paredes








(Fonte: Achados de Decoração)